Festivais

Fevereiro - Carnaval

O Carnaval é realizado pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, para isso é elaborada uma diversificada programação em diferentes lugares da cidade, incluindo desfiles de escolas de samba, o Carnaboi, bailes e desfile de fantasias adulto e infantil. 


Março - Festival Amazonas de Rock 

Realizado pelo Governo do Estado do Amazonas através da Secretaria de Cultura em parceria com o Fórum Permanente da Música no Amazonas, o I Festival Amazonas Rock – Grito Rock 2012 foi criado em 2011 com a proposta de contribuir para o cenário musical amazonense divulgando o trabalho de bandas que pertencem ao gênero rock. 

O festival acontece no período de 22 a 24 de março e vai promover 27 bandas, onde três participam do Show de abertura realizado no Teatro Amazonas e 24 da Mostra no Largo Mestre Chico, que também dará lugar a um comércio de artigos e exposições ligados ao universo do rock. 

Abril | Maio - Festival Amazonas de Ópera 

O Festival Amazonas de Ópera implantado em 1997, consolida o Programa de Música Erudita e Artes do Amazonas. É o maior evento do gênero da América Latina, sempre acontecendo nos meses de abril e maio, contando com os sons, vozes e grande talento da Orquestra Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Corpo de Dança, grupos do Centro Cultural Cláudio Santoro, entre outros artistas nacionais e internacionais, além do competente trabalho da Central de Produção do Estado. 

Junho - Festival Folclórico do Amazonas 

Com influência e características das culturas portuguesa, indígena e nordestina, a natureza e o misticismo invadem no mês de junho diversas ruas e espaços culturais de Manaus, em forma de magníficos espetáculos. “Bumbás”, cirandas, cacetinhos, quadrilhas e cantos de tribos indígenas são mostrados por inúmeros grupos. 

A sede principal do festival é a arena de espetáculos do Centro Cultural dos Povos da Amazônia – CCPA.  

Junho - Festival Folclórico de Parintins 

É o maior acontecimento de cultura popular do Amazonas, onde as personagens que formam cada item dos Bumbás possuem ricas fantasias, com predominância de material reciclado da natureza, como as fibras, palhas e brilhos. É uma grandiosa ópera amazônica, onde os brincantes dos Bumbás Garantido e Caprichoso se apresentam em forma de figuras mitológicas do folclore regional. A cada ano uma parte da cidade vibra com o Bumbá vencedor, enquanto a outra parte chora a perda do título. 

Julho - Festival Amazonas Jazz 

As diversas manifestações do jazz contemporâneo, nas vertentes amazonense, brasileira, americana e caribenha, se reúnem em Manaus, com o objetivo de promover o Estado como destino cultural e turístico, além de incluir a capital no roteiro dos grandes festivais internacionais do gênero. Toda a programação é aberta ao público é gratuita. 

Agosto - Festival Amazonas de Dança 

1º Festival Amazonas de Dança, objetiva a exibição de espetáculos de dança, o fomento e a difusão de produção artística nessa qualidade de expressão, tendo como palco para as apresentações o Teatro Amazonas, Centro Cultural Largo de São Sebastião, Centros de Convivência e outros espaços da SEC. Oferece Programação acadêmica com: workshops, seminários, oficinas e fóruns, destinados a professores, profissionais da dança e público em geral. 

Agosto - Festival de Cirandas Manacapuru-AM 

É considerado um dos maiores eventos folclóricos do Amazonas, acontece sempre no último final de semana do mês de agosto, no Parque do Ingá, com a apresentação das três Cirandas - Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, sendo uma em cada dia. 

A ciranda reúne ritmos, baladas, canções, alegorias e fantasias multicoloridas, é o traço cultural mais forte de Manacapuru. 

Setembro - Festival Amazonas de Música 

Realizado pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Fórum Permanente da Música no Amazonas, o Festival Amazonas de Música (FAM) foi criado no ano de 2010 com o objetivo de valorizar e estimular a produção da música brasileira no âmbito do Estado, nas suas diversas vertentes mercadológicas e experimentais. 

O FAM é dividido em Mostra Competitiva, Não Competitiva e Shows Musicais, com as seguintes premiações: 1º, 2º, 3º lugar, Melhor Intérprete, Melhor Letra e Voto Popular. O Resultado do Festival é a gravação de um CD com as dez primeiras músicas finalistas da Mostra Competitiva, juntamente com uma música de cada uma das bandas selecionadas para a Mostra não Competitiva. 

Outubro - Festival de Teatro da Amazônia 

Objetiva a valorização e a difusão do panorama das produções teatrais da Amazônia, que desenvolvam temáticas regionais, e demais abordagens de assuntos de enfoque nacional e universal. 

Parceria da SEC com a Federação de Teatro do Amazonas, entidade representativa da categoria teatral. 

05 de Novembro - Dia Nacional da Cultura 

É um evento onde a Secretaria mostra a sua cara, realizando uma mostra de suas ações disponibilizadas à sociedade, onde expõe obras literárias de autores amazonenses, editadas pela Secretaria de Cultura, exposições, espetáculos de música, dança e teatro, dentre outras atividades. 





Novembro - 
Amazonas Film Festival 

Filmes de Ficção e Documentários e Curtas Metragens em competição 

Mostras paralelas, Programação Acadêmica. 

A iniciativa tem como principal objetivo estimular a produção cinematográfica na região, reunindo obras de ficção e filmes documentários relativos à aventura humana nos grandes espaços, bem como inserir o estado no circuito de festivais internacionais de cinema. 

Dezembro - Cantata de Natal 

Reuni mais de dez corais da cidade para dar início aos festejos natalinos no Teatro Amazonas. O evento que mescla canções contemporâneas e tradicionais famosas é promovido pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Cultura. 


Dezembro - Chegada do Papai Noel 

Uma festa para a chegada do Papai Noel e a inauguração da Árvore de Natal e decoração Natalina do Centro Cultural Largo de São Sebastião, durante todo o evento há uma grande interação no espetáculo, pois os personagens misturam-se com o público, para que sintam o espírito natalino e vejam de perto os personagens numa grande Parada Natalina, que percorre todo o Largo, este trajeto reúne mais de 300 artistas, entre atores, patinadores e alunos do projeto Jovem Cidadão e do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro ao som de sucessos natalinos. 

25 de Dezembro - Concerto de Natal 

É realizado desde 2000, onde esta Secretaria oferece a população um concerto natalino, onde conta a história do nascimento de Cristo e o verdadeiro sentido do Natal, com a presença de mais de 4.500 artistas regionais,coral do Projeto Jovem Cidadão, Amazonas Filarmônica, Orquestra Jazz Band, Orquestra de violões do Amazonas, Coral do Amazonas, Coral em Libras, Corpo de Dança do Amazonas e Balé Folclorico do Amazonas, estudantes de escolas públicas de várias zonas do Projeto Jovem Cidadão, alunos do núcleo de dança e de teatro do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro. Desde 2009 o Concerto de Natal, oferece o serviço de audiodescrição, uma interpretação para deficientes auditivos que assistem ao concerto na área interna do Teatro Amazonas.

1 comentários:

Michael Plummer disse...

Bom dia. Poderia me dizer se a programação do Festival Amazonas de Ópera de 2014 já esta disponível? Estou procurando as datas do festival para poder organizar o meu voo desde Austrália (onde moro) para Manaus.

Postar um comentário